Seguidores

Nuvem de Tags

terça-feira, 25 de agosto de 2009

*"Os três porquinhos, os três poderes"

Escândalos seguidos de escândalos envolvendo os três poderes. Enquanto a futura candidata a presidente pelo PT é envolvida em um caso da mais tradiocional peixada insitucional, quando pediu pra sua ex-secretária para dar panos quentes ao atual Presidente do Senado, vemos também juízes abusando do seu poder e humilhando os já tão sujinhos policiais.

A população diante dessa verdadeira calamidade chega a conclusão de que as Instituições que deveriam nos representar estão lá mais pra fazer a capa e garantir o pé de meia dos seus do que propriamente a cumprir a função que lhes cabe. E se quem deveria pensar, executar e fazer valer a lei não respeita a lei, quem é que vai querer respeitar?

No entanto, o programa CQC, que é inteligente e divertido, também dá uma tacada de mestre ao mostrar que as Instituições fazem jus ao nosso comportamento anti ético do dia-dia. Ou seja, as pessoas que lá estão refletem com perfeição os que estão aqui. Isso mostra o quão importante é revitalizar algumas instituições já mais degradadas, embora isto não ganhe tamanha repercussão nacional diária por suas pelejas. Falo da família da escola e da igreja.

A história que a crente ou o filinho de família tendem a ter um comportamento mais ético diante da maioria das situações é verdadeira (apesar de isso ser visto quase sempre como frescura ou palermisse), no entanto, o que se percebe no dia-dia é que famílias bem estruturadas ou igrejas que se preocupem com a formação ética acima do adestramento de pagantes do dízimo estão se tornando coisas tão raras quanto funcionários públicos responsáveis. Escolas com qualidade então, nem se fala.

É muito complicado conseguirmos mudar algo de concreto nas Instituições republicanas já tão viciadas como estão, mas, em instituições como família, escola e igreja, nas quais temos uma participação inexoravelmente maior, temos o dever de fazer acontecer a ética em primeiro lugar. Lutar pelas intuições "caseiras" é estar lutando para o aprimoramento da visão humanística de cada um e cada uma, e assim seria a forma ideal de conseguirmos mudar algo de concreto na vida de todos/as.

No entanto, infelizmente, penso que só isso não basta. A sociedade que tem interesse no bem comum não só pode como deve se mobilizar para fazer valer os seus direitos sem que necessariamente nós tenhamos que esperar crescer as crianças de hoje. Esta é a forma mais difícil, porém mais real de conseguirmos algo de concreto. Só que é tão difícil lutar conta os verdadeiros ursos da mobilização pró-comodismo que parece impossível fazê-lo. Mas quebrar esse paradigma na mente de cada um e cada uma já é um passo determinante para que consigamos ter uma vida melhor agora e no futuro.

Por isso, os três poderes republicanos são o retrato dos três poderes da nossa sociedade. Enquanto a família, a escola e a igreja continuarem produzindo os congressistas, governantes e magistrados de hoje, pensar no amanhã será como contar um conto de fadas qualquer sobre um mundo qualquer para qualquer um/a.
__________________
*Verso contido na canção "A Revolta de Dandis II" de Humberto Gessinger.

Nenhum comentário: