Seguidores

Nuvem de Tags

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Me vendo, logo, sou PT!

Vamos inventar uma máquina do tempo pelo amor de Deus! Precisamos com a máxima urgência arrumarmos um meio para voltar ao passado e levar algum militante do PT de hoje para falar com ele próprio há quinze anos atrás. Eu pagaria toda a fortuna que eu não tenho (e nem quero) para botar frente a frente um militante de hoje para explicar ao militante de ontem qual a razão ética e lúcida para o Presidente Lula defender com unhas (19) e dentes o Presidente do Senado, Sr. José Sarney.

Acho que no passado esse cidadão era chamado de safado, rato da ditadura, coronelista, etc., mas hoje não, hoje ele é um ser estratégico para a campanha do ano que vem, ainda que a próxima candidatura não tenha sequer possibilidade de defender os trabalhadores em detrimento dos patrões, conforme era o discurso do militante PTista de outrora.

Já posso ver os militantes frente a frente e o ar de constrangimento no ar. O militante de antes, que trabalhava voluntariamente, que ia às ruas, que se orgulhava dos quadros de seu partido, ter que olhar seu reflexo no futuro e ver o quão vendido ele o é, o quão barato vendeu todos os seus sonhos em nome de um cargo em qualquer repartição pública para ganhar um valor pouco maior do que conseguiria sem mamar nas tetas do sistema. Confesso que mesmo a minhamente fértil não consegue imaginar um completo diálogo entre as partes, mas além da aura de constrangimento eu consigo também posso imaginar uma rápido papo entre eles.

- Qual é mesmo o slogan que agente usava antes? Perguntaria o militante vendido.
- Penso, logo, sou PT! é o slogan que mais me trás orgulho. Responderia o militante que está a venda, mas ainda não sabe.

Eu posso imagina o ar de decepção nada aguda do militonto de hoje. Inclusive, se um dia inventarem a tal máquina do tempo, e se eu estiver lá na derradeira conversa com o carinha que voltará ao passado, eu recomendarei logo com a máxima prioridade: Não se esqueça militinho, o slogan de hoje é Me vendo, logo, sou PT!

Nenhum comentário: